8 de jun. de 2012

JCI e REDE DE INTEGRAÇÃO VILA DAS TORRES PROMOVEM MULTIRÃO DOS OBJETIVOS DO MILÊNIO

A JCI é uma organização internacional que busca incentivar o empreendedorismo social através da Cidadania Ativa, e a Rede de Integração Vila das Torres é uma iniciativa das diversas lideranças da comunidade, que juntos buscam soluções para os diversos problemas vividos pelos moradores da Vila.

Durante sete meses, voluntários da JCI e líderes da Rede de Integração Vila das Torres discutiram sobre quais ações seriam interessantes para serem levadas para a Comunidade. Deste modo foram definidas as 08 ações ligadas aos Objetivos do Milênio, programa criado pela ONU, onde foram identificadas as 08 maiores necessidades do mundo, e que as diversas nações se comprometeram a minimizar.

No dia 05 de maio aproximadamente 550 voluntários de diversos países visitaram a Vila das Torres para realizar ações ligadas aos 8 Objetivos do Milênio. Assista o vídeo destas ações:

Objetivo 1 – Acabar com a fome e a miséria: Neste objetivo os voluntários recuperaram a horta do Colégio Estadual Manoel Ribas em parceria com o Grupo Germinal, que se comprometeu a manter a atividade juntamente com os alunos
Objetivo 2 – Educação básica de qualidade: Aqui, os voluntários pintaram vários espaços do Colégio Estadual Manoel Ribas deixando um ambiente mais colorido para que os alunos fiquem mais felizes no colégio.
Objetivo 3 - Igualdade entre os sexos e valorização da mulher: Nesta ação, os voluntários visitaram diversas residências orientando sobre câncer de mama e de colo de útero, informando sobre a importância de se fazer a mamografia e o preventivo
Objetivo 4 – Reduzir a mortalidade infantil: Neste objetivo, os voluntários buscaram identificar inanição ou baixo desenvolvimento de crianças e conscientizar sobre os meios de evitar este problema, foram visitadas cerca de 100 residências.
Objetivo 5 – Melhorar a Saúde das Gestantes: Junto com os líderes, foi levantado a questão do alto índice de gravidez , neste sentido foi programada uma palestra sobre prevenção e riscos da gravidez na adolescência realizada nas dependências da Pequena Obra Franciscana.
Objetivo 6 – Combater a AIDS, Malária e outras doenças: Havendo, na comunidade, um alto risco da ocorrência de leptospirose, os voluntários visitaram depósitos de material reciclável para levantar questões relacionadas a este problema, orientando os moradores sobre a doença e modos de prevenção.
Objetivo 7 – Qualidade de vida e meio ambiente: A Vila das Torres é cortada por 02 rios, e suas margens estão desmatadas e constantemente acumulam lixo. Para minimizar esta situação, os voluntários plantaram mudas de árvores e fizeram a limpeza das margens do rio que passam ao lado do campo de futebol.
Objetivo 8 – Todos pelo desenvolvimento: Aproveitando a presença de inúmeros estrangeiros no evento, foi feito um bate papo com os alunos do Colégio Manoel Ribas contando um pouco sobre a cultura, economia, geografia e história dos países de onde vinham estes estrangeiros dos cerca de 30 países.

Desejamos que esta pequena semente plantada na comunidade possa fazer crescer a esperança de seus moradores de que uma mudança positiva é possível, para isto basta começar e fazer a sua parte. Com esta ação ficou comprovado que quando pessoas de bem se unem para realizar uma ação é possível mudar uma realidade.
Esta ação só possível graças aos patrocinadores e parceiros, deste modo nossos agradecimentos a: Tintas Renner, Condor, Grupo Germinal, Secretaria Municipal de Saúde, ACGB-Vida Urbana, Pequena Obra Franciscana, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Alceu Deki, Homo Sapiens Paraná, Associação de Moradores Vila das Torres, CAICO, Direção do Colégio Manoel Ribas, Rede de Integração Vila das Torres.

Nenhum comentário:

APOIO