18 de set. de 2014

A JCI CURITIBA É O QUE ELA FAZ. CONHEÇA NOSSAS AÇÕES

A JCI é uma Organização não governamental, composta exclusivamente por voluntários.
Foi fundada em 1910 na cidade de St. Louis, Missouri, nos Estados Unidos da América. Teve como idealizador um jovem líder chamado Henry Giessenbier. Em 1918 a YMPCA se afiliou à Câmara de Comércio de St. Louis. Nos anos 20, foram criadas redes  internacionais no Canadá e Inglaterra, e na década de 40 se estendeu para a América Latina.
Foto: James Marçal
No mundo a JCI está presente em mais de 115 países e territórios, congregando mais de 200.000 cidadãos ativos. No Brasil atual em 70 comunidades através de aproximadamente 2.000 voluntários.
Em 1947, o Senhor Victor Bouças fundou a primeira JCI no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, então distrito federal. Do Rio de Janeiro, a organização foi levada para Niterói, São Paulo, Belo Horizonte, Teresópolis e cidades do Sul, Nordeste e Norte do país.
Em 1959 a JCI chega a Curitiba, tendo como presidente Paulo Nilo Romano, engenheiro responsável por diversas obras em nosso estado.
A JCI Curitiba nasceu oficialmente em 14 de setembro de 2010 fundada por membros que já participavam do movimento desde 1993, e que vislumbraram uma oportunidade de ramificar a sua abrangência social e trabalhar ativamente nos problemas humanitários que afligem nossa comunidade em Curitiba.

NOSSOS VALORES
Fé e imaterialismo; Fraternidade; Justiça; Livre iniciativa; Respeito às leis; Ser humano; Serviço humanitário

VISÃO JCI CURITIBA
Ser reconhecida por potencializar ações que provocam mudanças sustentáveis na comunidade, e criar oportunidades de desenvolvimento para a sociedade.

PROJETOS HUMANITÁRIOS
ORATÓRIA NAS ESCOLAS
Desde de 2011 a JCI Curitiba desenvolve o projeto Oratória nas Escolas para alunos de 7º e 8º anos do ensino fundamental no Colégio Estadual Manoel Ribas situado na Vila das Torres.
Com o objetivo de criar a cultura do comprometimento e ação social em crianças e adolescentes, já atendeu desde o início do projeto mais de 300 alunos, e pretende ampliar este atendimento estendendo o trabalho para o Colégio Estadual Hildrebrando, que também atende alunos residentes na Vila.
O Projeto se propõe a oferecer ferramentas de comunicação além de incentivar o hábito da leitura, reflexão e o debate de temas que envolvam a coletividade. Dentre os temas debatidos nas últimas edições destacamos: Água, um recurso finito; e O que eu tenho haver com a corrupção?
Além das questões educacionais, buscamos que os alunos se comprometam com seu papel social a ser cumprido ao longo de suas vidas além de conscientizar sobre a necessidade de participar ativamente na busca de soluções para os problemas de sua escola, bairro, cidade, estado, pais, mundo.

DEBATE UNIVERSITÁRIO
O objetivo deste projeto é fomentar o debate de questões sociais comuns e cotidianas no ambiente acadêmico, celeiro de futuros dirigentes do Brasil.
Este projeto é atualmente aplicado para cerca de 400 alunos por meio de metodologia de ensino compartilhada com docentes de instituições de ensino superior, que busca diversos resultados, dentre os quais estimular os jovens a debater temas de relevância, como forma de crescimento individual, aprimoramento e treinamento, permitindo com isto a formação de opinião própria; desenvolver as habilidades de argumentação e contra argumentação; comprovar que a geração de oportunidades práticas, caracteriza-se como forma indiscutível de preparar e treinar novas lideranças. E claro, manter vivo o gosto pela arte milenar da oratória.

PROJETO ESCOLHA
Observando a dificuldade de adolescentes em vislumbrar e planejar seu próprio futuro e o amplo contato com comportamentos de risco ao desenvolvimento, a JCI Curitiba oferece oportunidades para estes jovens trabalharem na prática por suas escolhas pessoais e o planejamento de vida.
O PROJETO ESCOLHA visa oportunizar a adolescentes de 12 a 17 anos momentos de reflexão sobre seus projetos de vida, incluindo os 5 Fs: formação, família, físico, financeiro e felicidade. A JCI Curitiba, por meio de seus apoiadores sociais, orientar alunos em fase de conclusão do ensino fundamental sobre as oportunidades que existem para desenvolver-se. São trabalhadas questões como planejamento de vida; testes vocacionais, coaching, feira de profissões, acompanhamento individualizado.

PROJETO TORRES 2020
Como a JCI Curitiba desde sua fundação desenvolveu projetos na comunidade da Vila das Torres, criou com esta uma identidade que a levou a projetar algo mais vultuoso.
O Projeto consiste em empoderar a comunidade local assessorando-a para que esta encontre e potencialize seus pontos fortes, mudando os atuais índices econômicos, sociais, culturais seus moradores, trazendo a transformação de dentro para fora. O papel da JCI Curitiba será conectar, canalizar e potencializar todo o potencial existente na comunidade para o restante de toda Curitiba.
Para tal, a JCI Curitiba pretende conectar apoiadores sociais que viabilizem capacitações, conscientização, aperfeiçoamento profissional, mudanças estruturais e arquitetônicas que torne esta localidade um exemplo de auto desenvolvimento, e não apenas uma localidade para aplicação de projetos sócias.

ODM 2012/2014
Em maio de 2012 Curitiba sediou a Conferência Internacional de Área da JCI que reuniu membros de mais de 50 países. Sendo a JCI um membro do conselho da ONU, a JCI se compromete com diversos projetos desta organização, dentre eles o ODM – Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
Deste modo, dentro da programação deste evento internacional, a JCI Curitiba desenvolveu atividades com a Comunidade da Vila das Torres, onde cerca de 500 voluntários aplicaram atividades relativas aos 8 objetivos do milênio dentro da Vila das Torres. Dentre as atividades podemos citar: orientação sobre a leptospirose, prevenção de gravidez na adolescência; orientação e prevenção de câncer de mama; revitalização da horta e da quadra do Colégio Estadual Manoel Ribas, dentre outras.

FESTA DA PAZ – VILA TORRES
A Festa da Paz nasceu como uma forma de unir os moradores que à época da primeira edição vivia um confronto interno. Eram frequentes os conflitos o que causava enorme desconforto à maioria da população trabalhadora que ali residia. Deste modo, no ano de 2006, os líderes comunitários decidiram fazer uma Festa no dia 12 de outubro e lhe deram o nome de seu maior desejo: PAZ!
A partir de 2011 a JCI Curitiba começou a contribuir na festa com o planejamento e auxílio na execução das atividades, além de buscar parceiros e patrocinadores.
A Festa da Paz se repete sempre nos meses de outubro e dezembro. O espírito de confraternização intensifica ainda mais o sentimento de Paz que a festa se propõe a disseminar entre seus moradores. A cada edição, a festa propõe um tema para que ele seja subliminarmente abordado, em outubro de 2014 o tema escolhido foi EDUCAÇÃO, UM CAMINHO PARA A PAZ, a fim de que a comunidade se conscientize da necessidade de manter seus filhos na escola assim como eles próprios buscarem capacitação para uma vida melhor.

DOAÇÕES – VILA TORRES
Além dos projetos relatados que tem a sustentabilidade como um de seus eixos, a JCI Curitiba também viabiliza algumas doações para questões mais pontuais tais como doces, brinquedos e insumos alimentícios para distribuição na Festa da Paz; livros para a formação da biblioteca do Instituto Vida Nova, móveis para instalação de sala para atendimento médico de moradores em posto externo montado no Instituto Vida Nova, computadores para o C.A.I.C.O. montar sala para aulas a moradores da Comunidade.

SELO ODM 2013/2014
O Movimento Nós Podemos Paraná, articulado pelo Sesi-PR, visando reconhecer e divulgar boas práticas para o alcance dos ODM lançou em 2011 a certificação “Selo ODM”. Esta certificação é destinada a empresas e instituições públicas e do terceiro setor que realizam projetos que contribuem para o alcance dos ODM e, consequentemente, com o desenvolvimento local.

Pelos projetos acima expostos, a JCI CURITIBA obteve a certificação do SELO ODM nos anos consecutivos 2013 e 2014.

Nenhum comentário:

APOIO