21 de ago. de 2010

JCI CURITIBA PARTICIPA DO 3º CONGRESSO NÓS PODEMOS PARANÁ

Nesta terça-feira - 17 de agosto, a FIEP recebeu mais de 1200 lideranças de todo o estado para dialogar sobre o alcance das Metas do Milênio e apresentar os resultados já alcançados em cada um dos municípios participantes.

Face à importância do evento, a JCI Curitiba optou, em sua ordem do dia, a participar da abertura do Congresso, e assim conhecer um pouco mais deste importante projeto que terá a colaboração de nossa Organização Local.

A abertura contou com a presença de inúmeras autoridades dentre elas o Ministro do Planejamento Paulo Bernardes que sugeriu, que os resultados alcançados pelo Movimento Nós Podemos Paraná, na articulação de projetos sociais relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, sejam encaminhados aos candidatos a cargo políticos, como orientação para suas respectivas atuações, após eleitos.

"Os resultados podem indicar aos candidatos as áreas mais prioritárias, as que exigem maior esforço para que o Paraná e o País alcancem os Objetivos do Milênio", disse o ministro, aos mais de 1,2 mil participantes do Congresso, entre os quais prefeitos e vereadores e dirigentes de entidades do setor produtivo. O evento, que prossegue até quinta-feira (19), tem como tema "Inovação e Desenvolvimento Socioambiental".

"Um movimento como esse tem que ser muito valorizado. É um instrumento muito valioso para os governantes", afirmou. "E o mais importante é que tudo foi feito não por obrigação, mas por vontade de cada participante".

Já o presidente do Sistema FIEP Rodrigo da Rocha Loures, com seu entusiasmo e comprometimento de sempre, disse: "Hoje, neste congresso, podemos celebrar os resultados do Paraná, que é a primeira região do planeta a mostrar que os Objetivos do Milênio podem ser alcançados, em pouco tempo. "Conquistamos esse resultado porque houve mobilização articulada e organizada", afirmou ele.

Rocha Loures lembrou que são hoje desenvolvidos no Estado inúmeros projetos relacionados aos temas dos Objetivos do Milênio e enfatizou que é a soma dessas contribuições que permitiu ao Paraná alcançar os melhores resultados do País. "Alcançamos a maioria das metas, falta a meta relacionada a redução da mortalidade materna. Mas a evolução desse indicador mostra que ele também pode ser alcançado."

A JCI Curitiba esteve presente com seus membros: Aracy, Eduardo, Barbara, Leonardo, Fábio, Viviane, Lissandro e Bia, além das autoridades Juniorísticas: Carlos Parucker – Presidente Nacional JCI Brasil, Cidnéia Lazarotto – Tesoureira Nacional JCI Brasil, Paula – Agente de Crescimento (JCI Blumenau) e Andréia Schneider (JCI Novo Hamburgo).


Articulado pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), o Movimento Nós Podemos Paraná trabalha desde 2006 para que o Estado antecipe o alcance dos Objetivos do Milênio para 2010, cinco anos antes do prazo estipulado pela ONU.

Até agora, o Movimento envolveu mais de 15 mil pessoas, em cerca de 250 municípios do Estado. Hoje são 19 Núcleos Regionais formados em todas as micro-regiões, trabalhando com projetos e ações que visam o desenvolvimento local sustentável.

Objetivos do Milênio

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) foram propostos pela ONU e assumidos por 191 países, na Assembléia Geral da entidade realizada em 2000. Os ODMs se constituem em metas socioeconômicas, que abrangem as áreas de renda, educação, saúde, gênero e meio ambiente. O prazo acordado para o alcance dessas metas é 2015, mas no Paraná, o Movimento Nós Podemos, articulado pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), estabeleceu como meta alcançar os objetivos até 2010.

Os oito objetivos foram detalhados em 18 metas, que podem ser acompanhadas por um conjunto de 43 indicadores socioeconômicos.

Conheça os Objetivos do Milênio:

• Objetivo 1 - Acabar com a fome e a miséria.
• Objetivo 2 - Educação básica e de qualidade para todos.
• Objetivo 3 - Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres.
• Objetivo 4 - Reduzir a mortalidade infantil.
• Objetivo 5 - Melhorar a saúde materna.
• Objetivo 6 - Combater o HIV/AIDS, a tuberculose e outras doenças.
• Objetivo 7 - Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente.
• Objetivo 8 - Todos trabalhando pelo desenvolvimento.

Nenhum comentário:

APOIO